Objetivo

Objetivo da Instituição

 

O Instituto Rio Itariri propõe tornar-se o centro de referência (hub) para as diversas iniciativas sociais, culturais, econômicas e ambientais do Vale do Ribeira, onde a acessibilidade ao conhecimento e a troca de experiências será a prioridade. O objetivo principal, portanto, é o de viabilizar, através da versátil instalação física do Instituto, o espaço para o acesso e disseminação do conhecimento e intercâmbio de experiências das principais iniciativas presentes no Vale do Ribeira.

 

Incentivos

 

O Vale do Ribeira acolhe uma variedade de iniciativas sociais, econômicas, culturais e ambientais, lideradas por diferentes atores sociais, como: comunidades tradicionais, iniciativa privada, ONGs, Estado e Instituições de Ensino e Pesquisa. Esta multiplicidade de atores e iniciativas resulta em uma diversidade única de experiências e conhecimento.

 

O desafio, no entanto, é o de conciliar a pluralidade de diálogos em uma só iniciativa que seja capaz de proporcionar o ambiente adequado para que as diferentes vozes possam ser compreendidas e o conhecimento compartilhado. Na região existe enorme riqueza em forma de experiências e conhecimento de todo tipo, mas o intercâmbio entre as iniciativas nem sempre ocorre. O Instituto Rio Itariri enxerga este desafio como uma enorme oportunidade e introduz o conceito de Meio Ambiente Cultural como o ponto de partida inovador capaz de conciliar esta multiplicidade de demandas, proporcionando acessibilidade ao conhecimento.

 

O Meio Ambiente Cultural propõe discutir as questões sociais, ambientais e culturais de forma integrada, já que qualquer atividade humana (social) resulta em algum tipo de impacto sobre o ambiente natural no qual está inserida, tornando ambos indissociáveis. Todas as iniciativas de cunho social, econômico, ambiental e cultural poderiam então ser destrinchadas no Instituto Rio Itariri, que funcionaria como um grande centro de troca e difusão de conhecimento.  

 

Viabilização (atividades propostas)

 

O Instituto Rio Itariri propõe a construção de um Circuito Cultural em seu espaço, no qual, as principais iniciativas da região estariam mapeadas. O Circuito seria uma espécie de simulação interativa da região Vale do Ribeira onde as principais atividades econômicas, marcos do patrimônio ambiental e cultural, comunidades tradicionais e marcos paisagísticos seriam destacados. O objetivo do Circuito é o de inserir cada iniciativa no contexto geográfico da região, conferindo acessibilidade ao conhecimento intrínseco a cada uma delas.

 

Paralelamente ao Circuito Cultural seriam desenvolvidas atividades educativas como exposições, oficinas, fóruns e palestras realizadas pelos próprios representantes das iniciativas. A conciliação entre o Circuito Cultural e as atividades educativas gera o contexto ideal para que iniciativas até então desconectadas possam ter acesso ao conhecimento e trocar experiências.

 

Tipos de iniciativas que poderiam associar-se ao Instituto Rio Itariri: Instituições de Ensino e Pesquisa (escolas, universidades), comunidades tradicionais, empresas privadas, cooperativas, ONGs, órgãos públicos (representantes das unidades de preservação, prefeituras, governo estadual). 

© 2019   Criado por Documento Projetos Planejamento.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço